Relatório Integrado

Em 2020, a LIPOR decidiu publicar um Relatório Integrado, reportando a sua atividade no ano civil de 2019, de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2019. Este documento resulta de um percurso evolutivo com 16 anos consecutivos de reporte anual do Relatório de Sustentabilidade e Relatório & Contas.
A publicação do Relatório Integrado 2019 marca o ajuste da LIPOR às novas tendências de relato dos dados financeiros e não financeiros.
O documento apresenta a Estratégia, o Modelo de Negócio e a abordagem, desempenho e evolução da Organização ao nível dos Capitais Financeiro, Industrial, Natural, Humano, Intelectual e Social e Relacional. São analisados os riscos e oportunidades associados à atividade da Organização. É divulgada informação sobre a Governança, as Demonstrações Financeiras e o Desempenho das principais dimensões da Sustentabilidade.


O Relatório Integrado 2019 pretende, através da integração das informações, de forma concisa e focada na estratégia e no desempenho, demonstrar como a Organização promove a gestão sustentável de recursos e a criação de valor partilhado.
Neste contexto, o Relatório Integrado 2019 reforça o nosso compromisso de Transparência e de Envolvimento das nossas Partes Interessadas sendo-lhes, especialmente, dirigido.
O documento foi elaborado de acordo com as orientações do International Integrated Reporting Council (IIRC) e, em matéria de Sustentabilidade, seguiu as orientações publicadas pela Global Reporting Initiative (GRI), norma internacional sobre elaboração de relatórios de sustentabilidade.
O Relatório foi preparado de acordo com as GRI Standards: opção Core. As respostas a estes conteúdos GRI estão apresentados na Tabela que se encontra na página 157 do presente relatório. As Demonstrações Financeiras apresentadas foram preparadas de acordo com as disposições das Normas Internacionais de Relato Financeiro (IFRS), conforme adotadas na União Europeia.


À semelhança das melhores práticas, para garantir a fiabilidade e a veracidade dos dados apresentados, a informação de sustentabilidade contida no Relatório Integrado 2019 da LIPOR foi devidamente sujeita a verificação externa independente pela Ernst & Young Audit & Associados - Sroc S.A., tendo sido enviado ao Conselho de Administração a Declaração de Verificação Externa e a Licença da Norma AA1000APS (2018), conforme expresso na página 173 do presente relatório.
O "infinito” foi o mote inspirador para a criação do grafismo do primeiro Relatório Integrado da LIPOR.
A forma do "infinito” apresenta-se aberta, porque o trabalho da LIPOR está em constante evolução, em renovação e revalorização da matéria-prima, assim como de tudo o que rodeia a sua atividade. A LIPOR não para, é uma Organização plena de dinâmica.

Este Relato tem mais vida! Com o intuito de tornar este documento mais interativo, apresentamos uma solução de Realidade Aumentada para comunicação da informação do Relatório.
O presente Relatório está publicado na íntegra exclusivamente em versão digital.
O Relatório e respetivos anexos encontram-se escritos segundo o novo acordo ortográfico da língua portuguesa e estão disponíveis nas versões portuguesa e inglesa.