Eixo Local

Convidamos a comunidade a participar.

Desde 2014 que promovemos e desenvolvemos o Projeto LIPOR Geração+ que se assume como um eixo fundamental da Estratégia Educação e Formação Ambiental desenvolvida junto da Comunidade Local.

Depois de lançarmos o projeto, este recebeu o devido reconhecimento público pelas suas mais-valias metodológicas, quer pelos apoios institucionais ao projeto – Direção Geral de Educação e Agência Portuguesa do Ambiente – quer pelos prémios nacionais e internacionais já recebidos, e, como tal, consideramos relevante inovar para um novo eixo estratégico de intervenção, o eixo LOCAL.


Os nossos parceiros mais próximos na interlocução com os cidadãos são as Freguesias, os Municípios e os seus órgãos executivos, que se alinharam connosco no desenvolvimento integrado de uma Estratégia de Intervenção e de Proximidade junto das Populações, facilitando a criação de um movimento de sustentabilidade global.
Com o eixo LOCAL do Geração+, assumimos o desafio de aumentar a participação pública em processos ambientalmente equilibrados, recorrendo a uma metodologia que procura assegurar a permanência e a continuidade, a médio e a longo prazo, das práticas de sustentabilidade locais.
Tendo presente o aspeto inovador deste projeto, é fundamental confluir todos os esforços para, com sucesso, cumprir com os objetivos delineados nesta estratégia de desenvolvimento local:
  • Fortalecemos o compromisso dos Organismos locais com a Sustentabilidade, tendo como base as três dimensões indissociáveis do Desenvolvimento Sustentável: o progresso social e o desenvolvimento ambiental, ambos aliados ao sucesso económico;
  • Apostamos em metodologias que contemplem o envolvimento e a participação pública, a comunicação e a interação entre os vários atores da comunidade local.
A nossa forma de atuação

No eixo LOCAL do Geração+ desenvolvemos uma metodologia flexível e adaptada à realidade local, podendo sofrer as necessárias alterações para se ajustar às diferentes dimensões setoriais e que assenta nas seguintes etapas:


A adesão ao Projeto Geração+ | Eixo LOCAL conduz a Freguesia à certificação CORAÇÃO VERDE.

Neste momento estamos a implementar, como piloto, esta metodologia na Freguesia de Ermesinde. Quer que a sua Freguesia seja a próxima CORAÇÃO VERDE? Reúna as forças vivas da sua localidade e contacte-nos!

Para mais informações, por favor contacte a equipa de projeto:

Telf.: 229 770 181
E-mail: educa@lipor.pt