BIOMA



Economia Circular e a transformação digital no Agroalimentar

As alterações climáticas, a perda de solo e o crescimento exponencial da população são ameaças à sobrevivência humana e apresentam desafios como a diminuição de recursos naturais e a alimentação de uma população global estimada em 9,7 mil milhões.
Ao mesmo tempo estamos a braços com uma transformação digital que apesar de apresentar custos elevados, coloca ao nosso dispor ferramentas que permitem uma utilização mais eficiente dos recursos e já com alguma inteligência, mesmo que artificial, permitindo a implementação dos preceitos da Economia circular.

Para dar resposta a estes desafios foi criado um consórcio de empresas do sector Agroalimentar e entidades de Inovação e Investigação de todo o país, estando representados todos os elementos do sector desde a produção até à valorização de alimentos e derivados.

Todos estes elementos estão reunidos no projeto BIOMA - Soluções integradas de BIOeconomia para a Mobilização da cadeia Agroalimentar - liderado pela CAMPOTEC.

O projeto pretende desenvolver soluções tecnologias e biotecnológicas para potenciar a bioeconomia, a digitalização da indústria e a diminuição do desperdiço alimentar, indo ao encontro das estratégias da Europa no âmbito destes temas.

A LIPOR terá um papel preponderante neste projeto representado não só a área da prevenção da produção e valorização dos resíduos alimentares, mas também com a área da Inovação e Investigação com o desenvolvimento de uma plataforma para o combate ao desperdício alimentar, o desenvolvimento de novos produtos para a agricultura com base em biorresíduos e no desenvolvimento de soluções inovadoras para a compostagem de biorresíduos.

O Projeto BIOMA pretende ainda reposicionar as empresas da cadeia de valor agroalimentar em patamares mais competitivos e sustentáveis, promovendo estratégias e um ecossistema que potenciem a adoção de soluções integradas de Bioeconomia. O projeto iniciou-se a 1 de julho de 2020 e terminará a 30 de junho de 2023 com o financiamento do COMPETE – POCI.





Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi