Projetos Concluídos

O nosso caminho em termos de Inovação segue um princípio de co-criação e inovação aberta que conta com projetos desenvolvidos a nível interno e em parceria, aproveitando e criando sinergias com mais de 40 parceiros. Temos vindo a participar em projetos financiados por programas como H2020, INTERREG, Life+, POCTEP, POSEUR, FCT, entre outros, com o objetivo de aumentar o conhecimento, a implementação de boas práticas e a troca de experiências entre parceiros internacionais.

Conheça alguns dos Projetos financiados que já desenvolvemos:





O projeto "HÁ RIO E MAR, HÁ LIXO PARA TRANSFORMAR” pretendeu desenvolver um conjunto de iniciativas e ferramentas que promovam intensa e continuadamente a Literacia do Oceano e a Proteção e Preservação do Mar integradas nos sistemas educativos, na informação aos cidadãos, na capacitação de técnicos ao nível administrativo e empresarial, com vista à adoção de melhores práticas de gestão ambiental nesta matéria. Assume-se, pois, que o fortalecimento da educação e a consciencialização das populações são os fatores determinantes para o sucesso na prossecução de um Novo Rumo.





LIFE TACKLE


O LIFE TACKLE (Teaming up for A Conscious Kick for the Legacy of Environment) é um projeto europeu que visa melhorar a gestão ambiental de jogos e eventos, elevando o nível geral de consciencialização e a chamada de atenção para as questões ambientais no setor do futebol, envolvendo, assim, os seus stakeholders mais relevantes – Associações Nacionais de Futebol, Clubes de Futebol, Gestores de Estádios e Apoiantes.

Desenvolvido pelo Instituto de Gestão da Scuola Superiore Sant’Anna (Pisa, Itália), juntamente com a UEFA e outros 7 parceiros internacionais e co-financiado pela Comissão Europeia, através do Programa Life Environment, numa altura em que as questões ambientais são temas cada vez mais relevantes.





ECOBULK


O ECOBULK é uma iniciativa europeia de grande escala, financiado pelo Programa Horizonte 2020, que demonstra que a reutilização, atualização, renovação e reciclagem de produtos compostos é possível, lucrativa, sustentável e atraente.

Foram selecionados diversos produtos compostos nos setores mobiliário, automóvel e construção, como demonstradores, para comprovar um novo modelo circular.





D-NOSES

O Projeto D-NOSES, financiado pela UE, foi lançado nos dias 25 e 26 de abril de 2018, no campus da University College London. O consórcio do projeto, coordenado pela Fundação Ibercivis (Espanha), é uma parceria de nível mundial composta por 15 parceiros que combina especialistas em Pesquisa e Inovação Responsável (RRI), Ciência Cidadã e Co-criação, Associações Internacionais, cientistas de odores, Universidades e PMEs, Administração Local e Órgãos Públicos de 9 países.

Liderado pela Fundação Ibercivis, especialista em ciência cidadã e coordenado pela especialista em odores Rosa Arias, o D-NOSES demonstrará que a poluição por odores é um indicador de grandes questões ambientais.




WISEN - Monitorizamos continuamente para segurança dos trabalhadores

WISEN é um projeto que desenvolve uma solução integrada de sistemas de sensorização e transmissão de dados sem fios, para controlo e monitorização de trabalhos de risco em ambientes industriais.
Uma parceria entre a Eurico Ferreira e o CeNTI para o desenvolvimento da tecnologia e a LIPOR como cenário piloto para testar esta solução inovadora. Este projeto está integrado no projeto Europeu WINS@HI, liderado pelo NETAS, Centro de Investigação Turco.




Res2ValHUM - Promoção da valorização de resíduos orgânicos

Promovemos a compostagem como instrumento de gestão de resíduos orgânicos, de forma a reduzirmos a quantidade de resíduos depositados em aterro e a valorizarmos o composto produzido em aplicações de elevado valor acrescentado.

Para saber mais visite a página do projeto.




ReShape IT (Raising awareness of waste recycling approacheS for engineered Innovative educational Tools)

Numa parceria do CeNTI com a LIPOR, este projeto visa sensibilizar para a reciclagem de embalagens plásticas de PET (politereftalato de etileno) e HDPE (polietileno de alta densidade) pela via inovadora da impressão 3D. A implementação do projeto conta com financiamento atribuído pelo programa Ponto Verde Open Innovation promovido pela Sociedade Ponto Verde.




FlexNanoTEG - Com nanogeradores de eletricidade melhoramos a eficiência energética.

Reduzir o desperdício energético das unidades de gestão de resíduos foi o mote para que, juntamente com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, desenvolvêssemos uma tecnologia capaz de dar resposta a este desafio.
Assim, no âmbito de um projeto IC&DT, financiado pelo Programa Compete 2020 e pela FCT e desenvolvido em parceria com o CeNTI (Centro Nanotecnologia Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes) e a Universidade do Minho (Centro ALGORITMI), encontramo-nos a desenvolver nanogeradores termoelétricos capazes de transformar a energia perdida, na forma de calor, por máquinas, motores e em processos como a compostagem industrial, em energia elétrica que pode ser injetada na rede elétrica ou usada diretamente nos processos, melhorando assim a sua eficiência energética. 




AMP URBINOV - A Economia Circular com e para as Empresas. | 2016-2018


O Projeto AMP URBINOV: Inovação Urbana Aberta na Área Metropolitana do Porto tem como principal objetivo conhecer a inteligência territorial inerente ao ecossistema de inovação metropolitano, sempre com uma preocupação ambiental e visando novas práticas de inovação. 
Parceiros: Área Metropolitana do Porto.




LIFE+ Miniwaste – promoting home composting (EU) | 2010-2012

Desenvolvimento, implementação e avaliação dum plano inovador e sustentável para reduzir a fração orgânica dos Resíduos Urbanos nos Estados-Membro.
Parceiros: Rennes Metropole (França), Cemagref (França), Brno (República Checa) e ACR+ (Bélgica).




LIFE+ Building SPP – Green Public Procuremen
t (EU) | 2010-2014
Promoção e integração de práticas de compras sustentáveis em municípios Portugueses e Gregos.




LIFE COM – European Week for Waste Reduction (EU) | 2009-2011
Promoção da Semana Europeia de Redução de Resíduos, que ainda está em vigor a cada novembro em toda a Europa.
Parceiros: ADEME (França), ACR + (Associação de Cidades e Regiões para Reciclagem), ARC (Catalunha, Espanha) e IBGE (Região de Bruxelas, Bélgica).




H2020 – EWIT: Developing an e-Waste Implementation Toolkit (EU) | 2015-2017
Apoiar Municípios Africanos na implementação de sistemas eficazes de gestão de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) para as suas Comunidades. Parceria com mais 23 Parceiros de referência Internacional.



A LIPOR tem acesso a uma linha de financiamento do POSEUR, com projetos que podem ser consultados aqui.
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi