Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Vamos parar com o desperdício.

Associamo-nos a uma iniciativa que visa promover a implementação de ações de sensibilização sobre recursos sustentáveis e gestão sustentável de resíduos: A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR).

A concentração de um grande número de iniciativas numa semana em toda a Europa pretende dar uma dimensão especial ao evento, potenciando cada ação e a atenção dos cidadãos.

Esta é uma iniciativa para todos! Entidades; Administração Pública; Empresas/Indústrias; Organizações Não Governamentais; Estabelecimentos de Ensino (Escolas e Universidades); e, Cidadãos, em grupo ou individualmente, somos convidados a participar na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.

Para mais informações sobre esta iniciativa pode consultar a página oficial da EWWR.

Quais são os objetivos principais da EWWR?

  • aumentar a consciencialização sobre a redução de resíduos, reutilização de produtos e estratégias de reciclagem de materiais da União Europeia e dos Estados-Membros;
  • destacar o trabalho realizado pelos participantes da EWWR;
  • mobilizar e incentivar os cidadãos europeus a desenvolverem iniciativas no âmbito dos temas-chave da Semana;
  • reforçar a capacitação das partes interessadas da EWWR fornecendo ferramentas de comunicação e formação específicos.

Em 2022, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) decorrerá de 19 a 27 de novembro e terá como temática "Têxteis Circulares e Sustentáveis".

Este ano, a Semana Europeia para a Prevenção de Resíduos destaca o forte impacto que os têxteis têm no nosso planeta, mas, principalmente, pretende inspirar ações que tragam mais circularidade ao setor têxtil.
A moda é uma das formas que o ser humano usa para se expressar. Por trás dos tapetes vermelhos, dos desfiles de moda e das vendas, existe uma indústria massiva que emprega mais de 1,5 milhão de pessoas apenas na Europa. Mas o outro lado da moeda conta uma história diferente, menos brilhante e muito mais alarmante.

A indústria têxtil e de vestuário é um dos setores mais poluentes, juntamente com a habitação, transporte e alimentação. Isso é causado pelo forte impacto que tem no uso da terra, na poluição da água e até nas emissões de gases com efeito de estufa. Este setor tem um alto impacto ambiental e social em todas as fases: desde a produção, distribuição, uso e pós-uso (recolha, triagem, reciclagem e gestão final de resíduos, que na maioria das vezes está relacionado com a incineração e aterros).
É urgente tomar medidas para minimizar estes efeitos e todos nós temos a responsabilidade de participar na solução!

Não deixe de participar na Semana da Prevenção! Juntos somos mais! Caso não tenha ideias de ações a submeter, participe no Programa de Formação e inspire-se! 

Para submeter a sua ação aceda a https://ewwr.eu/take-part/#action_developer





Em 2022, orgulhamo-nos das cerca de 220 ações registadas nos nossos Municípios Associados! Este ano, a Semana Europeia da Prevenção decorrerá de 19 a 27 de novembro. Brevemente, conheça aqui todas as ações que vão ser desenvolvidas este ano!

Não fique só a ver, participe!

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi