Viaturas Elétricas e a Gás Natural


Somos pela descarbonização.

No âmbito da nossa Estratégia de Baixo Carbono 4M - menos Resíduos, menos Carbono, mais Clima, mais Biodiversidade”, implementamos um conjunto de ações que visam, essencialmente, a redução da pegada carbónica fundamentada em estratégias ambientais e processos de melhoria contínua.

Estamos despertos para as questões atuais como: as alterações climáticas, a dependência dos combustíveis fósseis e a qualidade do ar, que norteiam a nossa estratégia para a temática da mobilidade. Neste contexto, procuramos tomar medidas quanto à conversão da nossa frota, priorizando a utilização de combustíveis com menor impacto ambiental. Trata-se de um processo gradual e a médio prazo.

A aquisição de duas viaturas elétricas, e mais recentemente a aquisição de duas viaturas a gás natural, são exemplo das boas práticas implementadas e que pretendem ser um referencial na região e no país.


Adicionalmente, e de modo a abastecer as viaturas elétricas, instalamos três postos de carregamento elétricos. Estes equipamentos cumprem com todas as normas nacionais e europeias, podendo carregar qualquer tipo de veículo elétrico. Os três postos de carregamento estão instalados no espaço privado e destinam-se ao uso exclusivo da LIPOR e dos nossos colaboradores, não estando, nesta fase, integrados na Rede Mobi.E.

Com a aquisição destas viaturas elétricas, estimamos reduzir a pegada carbónica em 2 a 3 tCO2eq/ano.