Aventure-se



Venha conhecer a transformação.

Parque Aventura

O antigo Aterro Sanitário de Ermesinde/Baguim do Monte, com cerca de 19 hectares, que recebeu, desde os anos 70, grande parte do lixo produzido nos nossos Municípios Associados, deu lugar ao Parque Aventura. Resultado do projeto de selagem, recuperação e valorização ambiental e paisagística do espaço do Antigo Aterro, hoje pode usufruir de um espaço de promoção da atividade física, da alimentação saudável, do respeito pelo ambiente e de socialização - formação integral do indivíduo.

Com a atividade de Encerramento, Selagem e Recuperação Paisagística do Aterro repararmos os efeitos ambientais negativos decorrentes da deposição de lixo, durante um longo período de tempo. Para que tal fosse possível, implementamos um sistema de monitorização, constituído por mecanismos de captação e drenagem de lixiviados, drenagem pluvial superficial e de captação e drenagem de gases.

Criamos este espaço, com zona de espaço lúdico, de lazer e formação que pode ser utilizado livremente pela população e está localizado nas nossas instalações em Baguim do Monte/Ermesinde. Não deixe de nos visitar!
NÃO PERCA

Parque Radical | Circuito de Arborismo | Parque Infantil | Campo de Minigolfe | Trilho Ecológico | Mini Campo de Futebol | Banca de Gelados | Parque de Estacionamento | Sanitários | ...e muito, muito espaço verde!
Trilho Ecológico

Por defendermos a preservação e a biodiversidade, desde 2009 tudo temos feito para (re)aproximar a Comunidade ao rio Tinto, devolvendo-o à população, através do desenvolvimento de mais uma infraestrutura: o Trilho Ecológico LIPOR.

Com este projeto temos vindo a desenvolver ações em prol do conhecimento e da preservação da biodiversidade, tendo como pano de fundo o rio Tinto. Assim, ao percorrer o Trilho Ecológico LIPOR damos a conhecer a biodiversidade existente junto ao rio Tinto, promovemos o contacto da população com a envolvência, ajudando à proteção, divulgação, preservação e valorização do património ambiental.

Para nós, este projeto preconiza um conjunto de objetivos a diferentes níveis: hidráulicos, ecológicos, paisagísticos, culturais e promove a reabilitação fluvial e o desenvolvimento sustentável. Ao visitar o Trilho pode ver o resultado da intervenção e apreciar diversas estruturas de engenharia natural, utilizadas cada vez mais para a requalificação de linhas de água.