A LIPOR

Uma Organização com história

Foi na área do tratamento e valorização de resíduos que a LIPOR primeiro se especializou.

A LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto – foi fundada em 1982 como Associação de Municípios e gere, valoriza e trata resíduos urbanos produzidos pelos oito municípios que a integram: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde. Ao mesmo tempo continuamos a partilhar boas práticas, complementadas com campanhas de sensibilização junto da população.
 
Tratamos, todos os anos, cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por cerca de 1 milhão de habitantes.


Sustentamo-nos nos modernos conceitos de gestão de resíduos, que preconizam a adoção de sistemas integrados e a minimização da deposição de resíduos em Aterro. Por isso, desenvolvemos uma estratégia integrada de gestão baseada em quatro componentes principais: a Valorização Multimaterial, a Valorização Orgânica e a Valorização Energética, complementadas por um Aterro Sanitário para receção dos rejeitados dos processos e de resíduos previamente preparados.

E este universo cresceu de forma natural e abraçamos, cada vez mais, novos projetos e serviços, reforçando assim o nosso caminho estratégico. Inspiram-nos os princípios da Economia Circular e, assim, gerimos diariamente os resíduos que recebemos e agregamos os três pilares do Desenvolvimento Sustentável: ambiental, económico e social.

Ao longo dos últimos anos, o nosso trabalho tem sido celebrado com diferentes prémios e reconhecimentos, incentivando-nos a continuar a trabalhar para um futuro cada vez mais sustentável.

Olhar para trás orgulha-nos, olhar o presente honra-nos, pensar e imaginar o futuro desafia-nos!

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi