Resíduos Verdes

Na nossa área de influência, a fração de biorresíduos (resíduos verdes e alimentares) representa cerca de 40% do total de resíduos produzidos, sendo que os resíduos verdes representam cerca de 13,8% da fração indiferenciada.
O nosso Projeto de Recolha Seletiva de Resíduos Verdes surgiu com o objetivo de reduzir a presença destes resíduos no contentor do lixo, bem como contribuir para atingir metas relativas à preparação para reutilização e reciclagem de resíduos biodegradáveis. Através dos circuitos de recolha seletiva de resíduos verdes, os cidadãos podem reciclar os resíduos verdes que produzem nos seus jardins e encaminhar gratuitamente para recolha através de um sistema específico para cada município.

Com o encaminhamento dos resíduos verdes de todos os cidadãos dos Municípios Associados, estes passarão por um processo de valorização orgânica permitindo a sua transformação e produção de um adubo natural de alta qualidade – o NUTRIMAIS.

Conheça este novo serviço de recolha seletiva


Numa iniciativa conjunta com os nossos Municípios Associados, lançamos uma Campanha de Comunicação e Sensibilização, de forma a dar a conhecer em primeira mão este novo serviço de recolha.

Assim, desenvolvemos um conjunto de ferramentas de comunicação direcionadas ao cidadão para apelar à sua colaboração, através de publicidade nos transportes públicos, nas estações de rádio, na imprensa e de atuações teatrais sobre a temática em espaços públicos.

Também esclarecemos dúvidas relativas a como, quando e onde entregar os resíduos para a recolha. Várias Equipas de Sensibilização entram em ação nas ruas dos oito municípios, para esclarecer e ajudar a implementar e monitorizar o serviço de recolha. 

Confirme aqui os resíduos que pode entregar neste projeto:



Depois de sensibilizados, e contando já com a colaboração dos cidadãos, dando a conhecer o avanço da mesma e a quantidade de resíduos verdes que estão a dar entrada nas nossas instalações, ambicionando uma segunda vida. O nosso objetivo é chegar a todos os cidadãos e que ganhem consciência do impacto positivo que causam no ambiente, através da sua ação e adesão ao serviço de recolha, para que continuem a participar no processo da reciclagem.



Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi