Frente Nacional de Prefeitos do Brasil visita a LIPOR

No passado dia 6 de maio, a Frente Nacional de Prefeitos do Brasil visitou a LIPOR. Composta por um grupo de 29 participantes, incluindo prefeitos, deputados federais, secretários estaduais e outros representantes, a visita teve como objetivo principal conhecer de perto as práticas inovadoras em gestão de resíduos da LIPOR – Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto.

O ponto de partida desta jornada foi uma apresentação institucional da LIPOR, onde os visitantes puderam conhecer em detalhe o trabalho realizado pela organização e a sua contribuição para o desenvolvimento sustentável do Grande Porto. Em seguida, o grupo partiu para as visitas técnicas as unidades da LIPOR.

O primeiro destino foi o Circuito da Reciclagem, que integra o Ecocentro da Formiga, o Crew – Centro de Reparação e Formação, e o Centro de Triagem. Aqui, os participantes puderam observar de perto o processo de triagem e reciclagem de materiais, compreendendo como a separação adequada dos resíduos pode impactar positivamente o meio ambiente e na economia local.

A tarde continuou com uma visita técnica ao Circuito de Valorização Orgânica. O grupo viu a Horta da Formiga, onde são implementadas as práticas domésticas de compostagem e valorização de resíduos orgânicos, além de conhecer a Central de Valorização Orgânica (CVO), onde foram apresentados os processos de tratamento e valorização de resíduos orgânicos em escala industrial.

Ao longo dessas visitas, os participantes puderam trocar conhecimentos e experiências, enriquecendo assim as suas práticas e políticas municipais relacionadas à gestão de resíduos. A visita da Frente Nacional de Prefeitos do Brasil à LIPOR permitiu destacar a importância da cooperação internacional e do intercâmbio de boas práticas na construção de cidades mais sustentáveis e resilientes, com vista ao combate às alterações climáticas.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi