Responsabilidade Social


Sendo transversal a toda a LIPOR, o Sistema de Gestão de Responsabilidade Social tem como principais objetivos:
  • Melhorar o ambiente organizacional interno através da demonstração da preocupação da LIPOR com os seus colaboradores e do estabelecimento de condições ainda mais adequadas de saúde e segurança;
  • Garantir que são cumpridos os requisitos preconizados pela norma da responsabilidade social SA8000;
  • Proporcionar incentivos que beneficiem colaboradores, fornecedores e outras partes interessadas;
  • Melhorar a informação e comunicação, e, portanto, maior fiabilidade das partes interessadas (clientes, comunidade, fornecedores, outros…);
  • Consolidar a imagem e a reputação da LIPOR como organização socialmente responsável;
  • Percecionar mais rapidamente os resultados do trabalho desenvolvido nesta área.
Uma das estruturas que foi criada no âmbito do Sistema de Gestão foi a Equipa de Desempenho Social, que acompanha sistematicamente o evoluir do próprio Sistema.

Ao mesmo tempo, a SAI disponibiliza nesta última versão da norma SA8000 uma ferramenta de diagnóstico de todo o processo que é uma mais-valia para o acompanhamento do Sistema de Gestão na Organização – a Social Fingerprint.

O Sistema de Gestão de Responsabilidade Social da LIPOR encontra-se certificado segundo o referencial normativo SA8000 estando implementado em toda a Organização nomeadamente no Pólo de Baguim do Monte, no Pólo da Maia e na Academia Lipor. Saiba mais aqui sobre o Sistema de Gestão de Responsabilidade Social implementado na LIPOR.