Equipa de Desempenho Social

No âmbito da publicação da revisão da Norma SA8000:2014, temos trabalhado no sentido de melhor responder aos novos princípios deste normativo.

Uma das principais diferenças desta nova versão é a necessidade da criação, a par do Representante dos Trabalhadores, de uma Equipa de Desempenho Social (Social Performance Team), figura que não existia na anterior versão. Esta Equipa tem de ter elementos representativos dos trabalhadores e da administração de forma equitativa e deverá acompanhar a evolução e o desempenho do sistema de Responsabilidade Social na LIPOR.

A Equipa

A Equipa de Desempenho Social (EDS) aprovada para este ciclo de certificação é constituída pelos seguintes elementos:

Representantes dos Trabalhadores

Ana Mota (Centro Cultural e Desportivo LIPOR);
Emanuel Maia (Representante dos Trabalhadores);
José Pereira (Divisão de Logística e Infraestruturas);
Liliana Braga (Divisão de Aprovisionamento e Contabilidade);
Nuno Barros (Divisão de Comunicação e Marca);
Nuno Pereira (Representante Sindical);
Paula Fragoso (Divisão de Logística e Infraestruturas);
Rui Barbosa (Representante Sindical);
Vítor Pinto (Representante Sindical).

Representantes da Administração

Cláudia Pacheco (Divisão de Recursos Humanos);
Cristina Santos (Divisão de Comunicação e Marca);
Fernando Leite (Administrador-Delegado);
Isabel Nogueira (Departamento de Operações e Logística);
Paula Mendes (Departamento de Educação, Comunicação e Sustentabilidade).

Funções e Objetivos

A Equipa de Desempenho Social (EDS) tem a função de acompanhar a evolução e a performance do sistema de Responsabilidade Social na LIPOR, nomeadamente:
  • monitorizar os espaços de trabalho da Organização para verificar a conformidade com os princípios e requisitos da SA8000;
  • propor, discutir e avaliar medidas de minimização e remediação de situações que possam dar origem a não-conformidades segundo o normativo SA8000;
  • colaborar nas Auditorias, internas e externas, fornecendo informação e promovendo a ligação com os Colaboradores;
  • preparar Relatórios para a Administração com os resultados das análises do desempenho que vão realizando ao longo do ano;
  • realizar uma Análise de Risco periódica, de modo a definir e priorizar as áreas mais sensíveis e áreas de atuação da Responsabilidade Social. Esta análise deve ser realizada tendo em atenção a consulta às principais Partes Interessadas;
  • realizar reuniões periódicas para analisar criticamente o Sistema de Gestão da Responsabilidade Social e identificar ações potenciais para fortalecer a implementação da Norma.
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