Casa do Corim | Programação

Imaculada Conceição
Esta escultura de Manuel da Silva Ferreira de São Mamede do Coronado segue a descrição da mulher do Apocalipse (Gn12:1). Trata-se de um modelo em gesso de uma escultura de Nossa Senhora da Conceição dado que a Virgem calca uma serpente. A imagem, pela postura das mãos, parece ter algumas inspirações na pintura “Imaculada Conceição dos Veneráveis”, de autoria do pintor sevilhano Bartolomé Esteban Perez Murillo (1617-1682).
Saber Mais
Casa do Corim... Ano da graça de 1885
Em 1874 a Quinta do Corim é comprada por António Fernandes Guimarães, um rico comerciante do Porto que vem a falecer a 31 de maio de 1885.
Saber Mais
Exposição Estilistas da Natureza, em Parceira com as IPSS dos Municípios Associados LIPOR
Valorizar as artes e ofícios tradicionais é pensar em sustentabilidade do património. O conhecimento, a partilha e as histórias que se vão desfiando ao sabor dos pontos de croché são o mote para novas obras de arte que se constroem.
A arte de fazer croché, juntando agulhas e linhas que vão “vestir” as árvores, centenárias da Casa do Corim com 14 obras de arte cheias de cor e tradição.
Saber Mais
Casa do Corim, um palco de enlaces
Na década de 30 do séc. XX a Casa do Corim conhece novos proprietários.
Eduardo Leonardo dos Santos Coelho vende a propriedade a João Maciel de Barros comerciante e a Henriette Josephine Emilie Dougrie de Barros, de nacionalidade francesa, modista no Porto e conhecida por Madame Barros.
Apresentamos aqui, o casamento de Suzane Natalie Stoll, sobrinha neta de Henriette Barros com José da Rocha Coutinho Ferra, tendo adotado o sobrenome do marido depois do matrimónio.
Saber Mais
Quanto custou a Quinta do Corim em 1912
Em 1906 a Quinta do Corim é colocada em Leilão e arrematada por Augusto de Sousa Carneiro que a volta a vender em 1912 a Eduardo Leonardo dos Santos Coelho.
Esta propriedade foi vendida por nove contos e novecentos e dois mil réis, pagos em prestações.
Aos dias de hoje seriam cerca de 200 000€.
Saber Mais
Azulejos Pombalinos da Casa do Corim
No Destaque deste mês, temos dois conjuntos de azulejos que podem ser observados aqui na Casa do Corim junto ao Lago.
Os exemplares apresentados foram, gentilmente, cedidos pelo Banco de Materiais do Porto.
O termo azulejo deriva de Azzellj, que significa pequena pedra polida.
Saber Mais
EXPOSIÇÃO Cultos e Tradições Cerâmicas de Delfim Manuel
Delfim Manuel posiciona-se como artesão, mas a sua obra escultórica não pode, no entanto, ser classificada como artesanato.
Saber Mais
Exposição Aurélio Paz dos Reis: o fotografo do Instante e do Eterno da sua época
Esta exposição apresenta um seleto conjunto de fotografias a partir dos negativos originais do vasto acervo fotográfico de Aurélio Paz dos Reis, conservado no Centro Português de Fotografia.
Fotografias de retratos familiares, cenas do quotidiano, da cidade do Porto ou de Paris apresentam-nos o charme da fotografia a preto e branco e da época que elas retratam.
Saber Mais
CORIM, UMA CASA NO CAMINHO DE SANTIAGO com Joel Cleto
Localizada junto à antiquíssima e histórica estrada que liga o Porto a Guimarães, a Casa do Corim faz por isso parte de um dos trajetos que, durante séculos, foi utilizado pelos peregrinos que, através do Caminho de Santiago, rumavam para Compostela. Mas, que "caminho"(s) são estes? E quantos e quais os trajetos? Porquê a peregrinação até estes confins da Europa? E porquê a sua classificação pelo Conselho da Europa como o "1º Itinerário Cultural Europeu"? É a estas e outras perguntas que procuraremos responder nesta tertúlia.
Saber Mais
CORIM, UMA CASA NA ESTRADA DE GUIMARÃES com Joel Cleto
NOVA DATA
Imóvel relevante do século XVIII, a Casa de Corim localiza-se junto de uma das mais importantes e estratégicas estradas da região: a que liga o Porto a Guimarães. Tal circunstância, que terá estado também na base da escolha deste local para a sua implantação, ditou de igual modo, e não raras vezes, o seu protagonismo em momentos importantes da história nacional, como foi o caso do Cerco do Porto, entre 1832 e 33. Mas a longa história desta estrada está igualmente associada a muitos outros motivos de interesse patrimonial a ser abordados nesta tertúlia, do Bonjardim ao Alto da Maia.
Saber Mais
13 de dezembro
A Casa do Corim abre as portas para uma tarde de atividades para toda a família.
Saber Mais
WORKSHOP DE FANTOCHES, OFICINA “HISTÓRIA A MEIAS”, COM TEATRO E MARIONETAS DE MANDRÁGORA
A atividade de criação de um fantoche permitirá a todos a dinamização de um jogo coletivo teatral e futuras histórias em família.
Saber Mais