04 Dez 2023

Horta terapêutica nasceu no Centro Hospitalar Universitário de São João

A Lipor e o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), Polo de Valongo, avançaram com uma parceria com vista à criação de uma Horta Sustentável e Terapêutica no Serviço de Psiquiatria de Valongo, destinada aos doentes do foro psiquiátrico como uma atividade relevante no tratamento destes doentes. 

Cada vez mais é reconhecida a importância das hortas terapêuticas como uma terapia ocupacional, onde o contacto com a terra, com a natureza, com a produção de alimentos e a prática da agricultura biológica contribui para o bem-estar de todos. Esta iniciativa tem vindo a demonstrar que os doentes conseguem desenvolver e/ou melhorar competências motoras, cognitivas e sensoriais, enquanto se promove a interação social e o trabalho em equipa.

Além do evidente benefício que a horta trará aos utentes, a promoção de espaços verdes biodiversos em ambientes urbanos traz inúmeras vantagens, como a promoção da biodiversidade, promovendo a cultura de variedades autóctones, atraindo insetos polinizadores e a melhoria da qualidade do solo. Com a instalação das growbeds e a formação em agricultura biológica, os utentes já estão a cultivar as suas hortícolas e aromáticas!

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi