Perguntas Frequentes - Parque Aventura & Trilho Ecológico Lipor

a a a

QUAL É O PERÍODO DE FUNCIONAMENTO DO PARQUE AVENTURA?

O Parque funciona nos meses de maio a outubro das 10h00 às 20h00. Está aberto todos os fins de semana para utilização livre pela população, e às terças e quintas para grupos agendados e portadores do Cartão ECO SHOP / Parque Aventura.
Será vedado o acesso a zonas delimitadas para efeitos de conservação, manutenção, ou outra, sempre que a LIPOR considere necessário.
 

QUAL É O PERÍODO DE FUNCIONAMENTO DO TRILHO ECOLÓGICO?

O Trilho está aberto todos os dias das 08h00 às 20h00.
Será vedado o acesso a zonas delimitadas para efeitos de conservação, manutenção, ou outra, sempre que a LIPOR considere necessário.

HÁ PARQUE DE ESTACIONAMENTO PARA OS UTENTES DO PARQUE AVENTURA E DO TRILHO?

Sim, mas apenas para os utentes que entrem pela Portaria da LIPOR, em Baguim do Monte.
 

QUAL É A ÁREA DO PARQUE AVENTURA LIPOR?

O Parque Aventura possui 19 hectares de área. Possui 4 patamares o que representa uma altitude 154 metros acima do nível médio das águas do mar.
 

QUAL É A EXTENSÃO DO TRILHO?

O Trilho tem 2 percursos: um com 2,5 km na base e outro com 4 km que contempla o percurso de subida ao topo do Parque Aventura.
 

PORQUE É QUE OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO NÃO PODEM ENTRAR NO PARQUE E NO TRILHO?

A entrada de animais no Parque Aventura e no Trilho Ecológico, nos termos das Normas de Utilização do Parque Aventura e do Trilho, encontra-se vedada. Encontra os dois Normativos no separador Informações Úteis.

A LIPOR compreende a insatisfação de alguns dos utilizadores do Parque Aventura e do Trilho Ecológico e não duvida das preocupações e dos cuidados que possam evidenciar com os seus animais, nomeadamente manutenção do cão atrelado e limpeza dos dejetos. Estamos, no entanto, certos, que reconhecerão que nem todos os cidadãos têm um comportamento cívico.

Ora, num espaço tão vasto (19 hectares), e que não pode ser monitorizado metro a metro, a LIPOR não pode correr o risco de ter cidadãos que pelos seus comportamentos menos conformes possam colocar em causa a salubridade de um espaço que é visitado por milhares de pessoas e, fundamentalmente, possam colocar em perigo a segurança e o bem-estar de quem nos visita, especialmente as crianças.

É uma opção, nossa, consciente, que apesar de poder ser, em alguns casos, injusta é a que nos dá mais tranquilidade e garantias de não termos episódios desagradáveis e com consequências imprevisíveis.

Sabemos que, possivelmente, não era esta a resposta que gostariam de obter, mas pedimos que entendam a nossa opção e que, apesar da limitação em causa, não deixem nunca de usufruir do nosso (seu) Parque Aventura e Trilho Ecológico.
 

QUAL É O CUSTO DE UTILIZAÇÃO DO PARQUE AVENTURA E DO TRILHO?

O acesso ao Parque Aventura e Trilho é gratuito. Solicitamos apenas a entrega de resíduos de embalagem recicláveis como papel/cartão, plástico/metal ou vidro. Quanto mais trouxerem melhor, pois é uma matéria prima para nós.

Em situações especiais, nomeadamente quando a atividade é realizada por um promotor externo poderá existir um custo monetário associado, o qual tem que ser previamente autorizado e validado pela LIPOR.
 

QUAIS SÃO AS CONDIÇÕES GERAIS DE UTILIZAÇÃO DO PARQUE AVENTURA E DO TRILHO ECOLÓGICO?

O Parque Aventura e o Trilho Ecológico destinam-se à realização de atividades lúdicas, como sejam visitas guiadas, corridas, caminhadas ou eventos similares e, à realização de atividades organizadas pela Entidade Gestora ou por terceiros, neste caso com autorização expressa da LIPOR. É expressamente proibido o acesso às áreas operacionais da LIPOR.

QUAIS SÃO OS DEVERES DOS UTENTES DO PARQUE E DO TRILHO?

Os utentes obrigam-se a uma utilização prudente e cautelosa dos equipamentos do Parque e do Trilho, seguindo os percursos definidos e as recomendações da LIPOR, caso contrário poderão ser obrigados a abandonar as Instalações e a ressarcir a LIPOR por eventuais danos causados. É expressamente proibido o acesso às áreas operacionais da LIPOR.

COMO EFETUAR UMA RESERVA NO PARQUE OU NO TRILHO, PARA A REALIZAÇÃO DE UM EVENTO?

Os pedidos de reserva do espaço para a realização de um aniversário/ piquenique podem ser efetuados no site da LIPOR no separador Reserva de Espaços.

Poderão, ainda, ser dirigidos à LIPOR via e-mail info@lipor.pt com o mínimo 8 dias úteis antes da data prevista da iniciativa e, ser acompanhados de uma breve descrição da atividade a desenvolver, incluindo horário e número estimado de participantes de modo a permitir a sua apreciação e planificação. Qualquer atividade que necessite de apoio logístico da LIPOR necessita de reserva e autorização.

OS UTENTES DO PARQUE AVENTURA E DO TRILHO ESTÃO COBERTOS POR ALGUM SEGURO DE ACIDENTE?

Os utilizadores do Parque e do Trilho estão abrangidos por seguro de Responsabilidade Civil Geral, exceto quando o acidente ocorrer por culpa do visitante. Em caso de acidente/ emergência os utentes deverão contactar a Portaria da LIPOR através do número 229 770160.
 

OS UTENTES DO TRILHO ECOLÓGICO PODEM UTILIZAR OS EQUIPAMENTOS DO PARQUE AVENTURA?

Não. Os utentes do Trilho apenas podem percorrer o percurso do Trilho, e utilizar os Parques de Merendas localizados na Base do Parque e junto ao Parque de Estacionamento A. Poderão, ainda, fazer uma pausa/descansar no espaço lateral à Horta da Formiga e na parte exterior do Trilho (fora das Instalações da LIPOR) junto ao rio Tinto.
Só nos meses em que o Parque Aventura está aberto (meses de maio a outubro) poderão ter acesso aos equipamentos distribuídos pelos diferentes patamares.
 

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS RECOMENDAÇÕES AOS UTENTES DO PARQUE E TRILHO?

É recomendado andar de roupa prática e confortável, com boné ou chapéu, permanecer apenas nas áreas identificadas para o efeito e, os menores de 16 anos, devem andar sempre acompanhados por um adulto, devendo ter um cuidado especial com as viaturas em movimentação e circular sempre nos percursos marcados.
 

AS CRIANÇAS PODEM FREQUENTAR O PARQUE OU PERCORRER O TRILHO SOZINHAS?

Não, os menores de 16 anos devem estar sempre acompanhados de um adulto.

EXISTEM WCs NO PARQUE OU AO LONGO DO TRILHO?

No Parque existem WCs na base, junto à receção, e no Topo do Parque.
Ao longo do Trilho não existem WCs, no entanto, nos meses de maio a outubro (período de funcionamento do Parque), os utentes do Trilho poderão utilizar os WCs existentes para apoio ao Parque.

HÁ PONTOS DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA NO PARQUE OU AO LONGO DO TRILHO?

Existem 2 pontos de água permanentes, um junto ao Parque Infantil e outro na Base do Parque, na zona do parque de merendas. No período de funcionamento do Parque (meses de maio a outubro) existe um ponto de água adicional no Topo do Parque.

É NECESSÁRIA INSCRIÇÃO PARA FREQUENTAR O PARQUE AVENTURA?

A utilização do Parque nos fins de semana de maio a outubro, das 10h00 às 20h00, não carece de inscrição. Apenas é necessária inscrição para utilização do Parque às terças e quintas feiras (grupos organizados). Se for portador do Cartão ECO SHOP/ Parque Aventura poderá entrar às terças e quintas, fazendo o registo de entrada e saída na Portaria da LIPOR.

Será necessário contactar a LIPOR para a realização de algum evento/ atividade que necessite de apoio logístico da LIPOR.

É NECESSÁRIA INSCRIÇÃO PARA FREQUENTAR O TRILHO?

Não é necessária inscrição, basta comparecer dentro do horário de funcionamento.
Apenas é necessário contactar a LIPOR para a realização de algum evento/ atividade que necessite de apoio logístico da LIPOR.

É PERMITIDA A ENTRADA DE BICICLETAS NO PARQUE AVENTURA E NO TRILHO?

Sim, mas apenas nas zonas assinaladas para o efeito.
 

QUAL É O TEMPO MÉDIO DE REALIZAÇÃO DO TRILHO?

O tempo médio é variável e depende se a pessoa percorre o Trilho a correr ou a caminhar, bem como da velocidade de movimentação.
Se for a correr poderá demorar, em média, entre 15 a 30 minutos (percurso de 2,5 km ou 4 km, respetivamente).
Se for a caminhar poderá demorar, em média, entre 30 a 60 minutos (percurso de 2,5 km ou 4 km, respetivamente).
 

ONDE SE INICIA O TRILHO ECOLÓGICO?

O Trilho tem início junto à Portaria da LIPOR, em Baguim do Monte, no entanto, existem mais 2 entradas: Portão da Palmilheira e Portão junto à Plataforma Exterior.
Os utentes do Trilho terão que tocar à campainha para a Portaria abrir estes portões.

PORQUE É QUE EXISTEM DOIS PORTÕES NO TRILHO?

A existência de dois portões justifica-se com o limite/ fronteira entre aquilo que são as áreas operacionais da LIPOR e o espaço exterior.
 

COMO OBTER ESCLARECIMENTOS E INFORMAÇÕES ADICIONAIS?

Para mais esclarecimentos/ informações contactar a LIPOR através do número 229 770 100 ou pelo e-mail info@lipor.pt.
 

Não encontra resposta às suas questões? Contacte-nos!

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros