12 Abr

Vamos transformar o Acordo Verde Europeu num Acordo Verde Global!

Esta foi uma das principais mensagens partilhadas por Eric Ponthieu, Diretor de Estratégia do Fair Trade Advocacy Office (FTAO) e Professor nas Universidades de Bolonha e Florença, durante a sua visita à LIPOR nos dias 9 e 11 de abril.

Em diversas conversas com colaboradores da LIPOR, Eric Ponthieu insistiu na importância de prosseguir a implementação da iniciativa emblemática da UE para alcançar a neutralidade climática até 2050, conhecida como Acordo Verde Europeu. A indústria, e em particular o setor dos resíduos, são essenciais para cumprir o objetivo desafiador e necessário do Pacto Ecológico Europeu. Referiu também que o Plano de Ação para a Economia Circular da UE é uma das muitas iniciativas através das quais a indústria se esforça para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e a LIPOR tem estado firmemente empenhada na aplicação dos princípios e medidas do Plano da UE desde o seu início em 2015.

A opinião de Eric Ponthieu é que a UE deve agora desenvolver um esforço muito mais cooperativo com os seus países parceiros para lançar uma parceria verdadeira e justa em matéria de mitigação e adaptação às alterações climáticas a nível global. Com um grupo de organizações com ideias semelhantes, a FTAO propôs transformar o Acordo Verde Europeu num Acordo Verde Global. A proposta recebeu ecos positivos dos colaboradores da LIPOR que manifestaram preocupações quanto à viabilidade de conseguirmos uma transformação tão profunda do nosso modelo de produção e consumo a nível mundial.

Na Academia LIPOR, Eric Ponthieu partilhou a sua opinião sobre "Porque é que os governos não conseguem enfrentar a crise climática na íntegra?” lamentar a inação dos governos nacionais da UE, que decidiram eles próprios um grande número de iniciativas políticas a apoiar o Acordo Verde Europeu durante os últimos quatro anos em Bruxelas!

Eric Ponthieu apontou para um manifesto de 10 ações concretas para incorporar a proteção climática nas decisões dos governos e dos cidadãos. Ele apelou aos colaboradores da LIPOR para apoiarem ideias progressistas em linha com a Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030 nas próximas eleições da UE. Motivou o seu apelo referindo-se à necessidade de continuar a ouvir as exigências dos jovens para agirem com ousadia a favor do planeta, dizendo que a ausência de manifestações visíveis das Sextas-feiras para o Futuro não significa que as preocupações dos jovens tenham desaparecido.

Num evento organizado pela Universidade do Porto, Eric Ponthieu explicou porquê e como os jovens devem ser integrados nos processos de tomada de decisão da UE, de acordo com o princípio da solidariedade intergeracional. A sua apresentação centrou-se na evolução das práticas ao nível da tomada de decisões da UE, nomeadamente ao nível do Comité Económico e Social Europeu.

Esta foi uma mensagem muito suportada na "decisão para a ação” que o Professor Eric Ponthieu deixou nesta visita à LIPOR.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi