06 Mar

A campanha “Rolha a rolha, semeie a recolha” continua a promover a recolha das rolhas e a plantação de árvores no Porto

Decorreu na manhã do dia 6 de março, no Parque da Cidade do Porto, uma plantação simbólica de 150 árvores. Nesta ação está integrada também a campanha "Rolha a rolha, semeie a recolha”, e contou com a participação de alunos da Escola E.B. dos Correios e do vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, e Administrador da LIPOR Filipe Araújo.

A campanha "Rolha a rolha, semeie a recolha”, operacionalizada pela empresa municipal Porto Ambiente em parceria com a LIPOR, a Quercus e os estabelecimentos comerciais aderentes contando, ainda, como empresas parceiras a Amorim, a Extruplás e a BA Glass.
Como parte do mote da campanha, é plantada uma árvore autóctone por cada 50 rolhas recolhidas. O projeto no município do Porto teve início em 2023 e resultou na recolha de 337,7 kg de rolhas de cortiça, o equivalente a cerca de 67.500 unidades, que se traduziram em, aproximadamente, 1350 novas árvores.

As novas árvores serão plantadas em parques, caldeiras e arruamentos da cidade, juntando-se às mais de 66 mil já existentes. Azevinhos, carvalhos, amieiros, medronheiros, nogueiras-negras, teixos e salgueiros são algumas das espécies que farão parte desta iniciativa, que se estenderá até ao final do mês de maio.

A presença de árvores no meio urbano vai muito para além da estética. As árvores regulam a temperatura urbana, reduzem a poluição atmosférica e proporcionam diversos benefícios psicológicos, como a diminuição do stress e o aumento do bem-estar geral. A plantação de 2550 novas árvores é mais um passo na jornada do Porto para se tornar uma cidade cada vez mais verde e sustentável. O trabalho permanente do Município na expansão, monitorização e manutenção do arvoredo urbano demonstra o seu compromisso com a saúde e o bem-estar dos seus cidadãos.

Ao mesmo tempo, a participação de empresas, escolas e cidadãos é fundamental para o sucesso desta iniciativa. Seja através da recolha de rolhas de cortiça, da participação em ações de plantação ou simplesmente da sensibilização para a importância das árvores, todos podemos fazer a diferença!

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi