Perguntas Frequentes

Que destino podemos dar aos óleos alimentares usados?

Os óleos alimentares usados - OAU (óleo de girassol, de soja, azeite), infelizmente, na maioria das vezes, são despejados pelo esgoto da banca.

As vantagens da entrega dos óleos alimentares usados são inúmeras. Destacamos, por exemplo, a não contaminação dos cursos de água (um litro de óleo alimentar contamina cerca de 1 milhão de litros de água! O equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos!), a conservação das tubagens de canalização, o bom funcionamento das ETAR’s (Estações de Tratamento de Águas Residuais) e a atitude exemplar de bom cidadão, consciente dos problemas atuais que muito interferem no futuro do planeta e das gerações.

Os OAU são entregues em contentores específicos (oleões) e posteriormente, recolhidos e encaminhados para reciclagem, nomeadamente para fabrico de sabão natural ou biodiesel (biocombustível).

A reciclagem dos óleos alimentares usados permite:
  • Dar um destino final adequado aos óleos alimentares usados;
  • Evitar a contaminação dos cursos de água;
  • Melhorar o funcionamento das ETAR’s;
  • Diminuir o consumo e dependência dos combustíveis fósseis;
  • Reduzir as emissões de gases de efeitos de estufa para a atmosfera.
Atualmente, na área de intervenção da LIPOR existem oleões para entrega dos óleos alimentares usados em todos os municípios associados. Saiba o local mais perto de sua casa onde pode colocar o seu OAU.
 
Na impossibilidade de recorrer a um destes pontos de recolha, o melhor é armazenar os óleos alimentares usados em garrafas de plástico ou, com os guardanapos de papel usados, absorver o óleo, para posterior colocação no contentor de resíduos indiferenciados. Assim, não prejudicamos e não contaminamos os cursos de água!
Ainda precisa de ajuda? Contacte-nos
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi